quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Como fundar um grupo de jovens? Testemunho I

Procedo à recolha de testemunhos cibernautas:


Ora bem: mais um desafio que pode ajudar muita gente.

Imaginemos que temos um grupo de adolescentes/jovens que fez o Crisma. Aparentemente terminou a sua "catequese". Mas era bom continuar a encontrar-se e a fazer coisas. Era bom "fundar um grupo de jovens"... Mas... por onde é que devemos começar? Como podemos fazer? Que passos devem ser dados? E depois... que temas devem ser tratados? Como organizar o grupo? Que actividades fazer? Que dificuldades se encontram?

O nosso grupo de jovens, já tem uns bons anos e apesar de teoricamente só lhe pertencer há um ano, na prática já lá ando há muito tempo! Inicialmente, a ideia era que cada grupo que entrasse para o grupo "Chama" continuasse a ter as suas reuniões semanais como pequeno grupo e tínhamos também reuniões com todo o grupo... ao início funcionava, mas agora (infelizmente) já não!
Começaram a entrar para o grupo, pequenos grupos onde os seus animadores não possuíam formação (nem queriam possuir) e começou a deixar de existir os pequenos grupos. Com o tempo, sem ninguém com uma formação, com um carisma verdadeiro e puro, o grupo deixou também de se reunir nas suas sessões globais...
Hoje baseamo-nos no encontro todas as sextas à noite para ensaiar o coro, ou nos fins de semana dos bancos alimentares, ou no natal para fazer os cabazes de natal para as famílias carenciadas, ou em Abril onde organizamos um concurso de jovens... É verdade que nos vemos todos os domingos na eucaristia, mas sinto imenso a falta de uma caminhada mais intensa, mais interna...sinto falta de um grupo a sério! Um grupo como aquele que todos os anos se reúne num retiro de boas vindas ao novo grupo, mas que depois desse fim-de-semana, tudo acaba!
É verdade que tenho muita vontade de os fazer ver isso, de mudar isso, muitos já o tentaram, mas não sei como faze-lo de forma eficaz! Acho que no fim de contas, formar um grupo de jovens é muito fácil e simples, o problema é conduzi-lo!”

Sem comentários: