sábado, 17 de fevereiro de 2007

Actividades para quem quer descobrir o que sente


Hoje apresento aqui algumas actividades simples que permitem aos catequizandos/jovens descobrirem o que sentem. As informações servem para conhecê-los melhor, o que ajuda na aprendizagem. Só não vale analisar psicologicamente o que eles dizem.

1. O que vejo e o que sinto
Objectivo: Provocar no aluno a reflexão sobre o estado de espírito dos outros por meio de hipóteses. Pensar sobre como alguém se sente é pressuposto para acções generosas.

Aplicação: Seleccione em jornais e revistas, fotos de situações opostas - pessoas em um parque, por exemplo. Prefira as que não mostrem o rosto. Peça para os alunos analisarem e descreverem o que estão vendo e pergunte como acham que essas pessoas estão se sentindo.

2. Jogo das cadeiras
Objectivo: Estimular o estudante a reflectir sobre como agiria em situações diversas. Desafiá-lo a sustentar opiniões e expor o que pensa e sente, mesmo que isso seja constrangedor no começo. Desenvolver o auto-conhecimento (ao fazer isso, ele consegue estabelecer relações com os sentimentos dos outros).

Aplicação: Posicione quatro cadeiras em torno de uma mesa.
Prepare quatro envelopes, cada um com cinco frases, que podem ser sobre atitudes.

(Quando vejo uma briga eu...) ou sentimentos (Fico triste quando...)

Numere as cadeiras de um a quatro. Cada número corresponde a um envelope.
Quem discordar dele deve se levantar, completar a frase com a sua opinião e retornar à mesa somente ao concordar com alguma afirmação, numa próxima rodada.

Fonte: A Construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola. Editora Mercado de Letras.

Sem comentários: