terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Conhecer Cristo meditando na bíblia

O Papa convida os jovens a conhecer a Cristo meditando na Bíblia
«Para meus pés tua palavra é tocha, luz para meu caminho»

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006 (ZENIT.org).- Bento XVI propôs aos jovens do mundo ler a Bíblia para que possam conhecer a Cristo.

É a recomendação que apresenta na mensagem que escreveu por ocasião da XXI Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em 9 de abril de 2006, Domingo de Ramos, a nível diocesano.
A carta, publicada esta segunda-feira pela Santa Sé, aconselha aos jovens «adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la nas mãos, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir».
«Lendo-a, aprendereis a conhecer a Cristo», afirma recordando as palavras de S. Jerônimo (343-420), doutor da Igreja e pai das ciências bíblicas, que dizia «O desconhecimento das Escrituras é desconhecimento de Cristo».

O tema escolhido para esta Jornada pelo Papa é «Para meus pés tua palavra é tocha, luz para meu caminho».
Em particular, o pontífice convida os jovens a aprofundar na palavra de Deus através da «lectio divina», que como ele lhes explica, consiste em autêntico «itinerário espiritual» por etapas.
A primeira das etapas é a leitura [«lectio»], «que consiste em ler e reler uma passagem da Sagrada Escritura tomando os elementos principais».
A seguir, ilustra, se passa à «meditatio» [meditação], «que é como uma parada interior, na qual a alma se dirige para Deus tentando compreender o que sua palavra diz hoje para a vida concreta».
Logo segue a «oratio», «que faz que nos entretenhamos com Deus no colóquio direto».
Por último, «se chega à contemplatio [contemplação], que nos ajuda a manter o coração atento à presença de Cristo, cuja palavra é “lâmpada que reluz em lugar escuro, até que desponte o dia e se levante em vossos corações o luzeiro da manhã”».
Por isso, indica, «a leitura, o estudo e a meditação da Palavra tem que desembocar depois em uma vida de coerente adesão à Cristo e a sua doutrina».

«Construir a vida sobre Cristo, acolhendo com alegria a palavra e pondo em prática a doutrina: eis aqui, jovens do terceiro milênio, qual deve ser vosso programa!», é a mensagem que deixa o Papa.

«É urgente –reconhece– que surja uma nova geração de apóstolos enraizados na palavra de Cristo, capazes de responder aos desafios de nosso tempo e dispostos a difundir o Evangelho por toda parte».
«Isto é o que vos pede o Senhor, a isto vos convida a Igreja, isto é o que o mundo –ainda sem saber– espera de vós!», assegura aos jovens.
«E se Jesus vos chama –diz antes de concluir–, não tenhais medo de responder-lhe com generosidade, especialmente quando vos propõe de segui-lo na vida consagrada ou na vida sacerdotal».
«Não tenhais medo; fiai-vos nele e não ficareis decepcionados», aconselha o sucessor de Pedro.
ZP06022708

Sem comentários: