domingo, 18 de fevereiro de 2007

Jornada Mundial da Juventude 2008: «Teologia do corpo» para e-peregrinos



Estamos a um passinho das próximas Jornadas da Juventude. Quem já foi a uma destas Jornadas sabe da ansiedade que se sente quando este grande Encontro com Cristo e com os Irmãos está para chegar. A preparação é sem dúvida importante. A serenidade de espírito e o silêncio interior são chaves para abrir a porta para esta experiência. Desta vez, será em Sydney… prepara-te e ora por aqueles que já estão a Caminho…

Susana Bilber

-----------------------------------------------------------

SYDNEY, quarta-feira, 17 de janeiro de 2007 (ZENIT.org).- O dom e o significado da sexualidade humana: é a proposta de reflexão para os jovens que já peregrinam «virtualmente» a Sydney, onde se celebrará a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2008.

A e-peregrinação (“Epilgrimage”), a peregrinação «on-line», é um instrumento completamente novo nas JMJ para chegar aos jovens peregrinos e prepará-los para esse grande encontro de fé e festa com o Papa.

O boletim que a organização da JMJ ’08 lança este mês para todos os interessados em viver esta experiência de «e-peregrinação» aborda a sexualidade humana.

Para isso, aponta ensinamentos de João Paulo II sobre o significado da sexualidade; tais discursos se reuniram sob o nome de «Teologia do Corpo».

«Esta e-peregrinação explora diferentes maneiras nas quais esta mensagem tão positiva acerca da vida física e do amor foram expressadas na tradição católica, desde o começo, no Cântico dos Cânticos da Bíblia, até a recente encíclica do Papa BentoXVI, “Deus é Amor”», explica o bispo Anthony Fisher, coordenador da JMJ ’08.

Igualmente, o boletim oferece o testemunho de fé de uma jovem mãe -- peregrina em uma recente JMJ --, a história do primeiro casal beatificado (Luigi e Maria Beltrame Quatrocchi (padroeiros da família, da missão do laicado e das gravidezes difíceis), e propõe como lugar de peregrinação Caná da Galiléia (agora Israel), onde Jesus festejou o matrimônio transformando a água em vinho e celebrou a família salvando a vida de uma criança.

A «edição» deste boletim de janeiro busca dar resposta a interrogantes como: É o sexo somente uma experiência de diversão? E o corpo, é somente um produto que se compra e se vende, que se usa e do qual se abusa? Quando a intimidade sexual é adequada? Devo ser sexualmente ativo para ser realmente feliz?
Como aponta o bispo Fisher, «existem muitas vozes no mundo moderno que dão sobre-importância ao sexo -- como se ninguém pudesse ser feliz sem ter tido relações sexuais nas últimas horas -- ou fazem dele um fato trivial ou reduzem seu imenso poder -- como se não houvesse outro significado humano além de qualquer outra função corporal».

«Mas em profundidade -- confirma --, a maioria das pessoas sabe que o corpo físico, a sexualidade e a fertilidade, são realmente coisas preciosas e importantes que podem ser utilizadas para expressar nossos impulsos mais nobres acerca das relações humanas, ou que podem, em outras instâncias, ferir e ser exploradas.»
De 15 a 20 de julho de 2008, a cidade australiana acolherá a JMJ que reunirá jovens de todo o mundo em torno do Papa. Será a primeira visita de Bento XVI à Austrália.

«Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas» (Atos 1, 8) é o lema escolhido desta vez para a convocatória.

Site oficial (plurilíngüe) da JMJ’08: http://www.wyd2008.org.

Sem comentários: