sábado, 20 de janeiro de 2007

A atitude corporal na oração

Todos os educadores sabem como é hoje importante a expressão corporal na oração. Redescobriu-se a importância do corpo, que é de alguma forma «sacramento» da pessoa inteira. Ele é sinal sensível e eficaz da nossa personalidade, do que pensamos e sentimos. Poderá imaginar-se uma pessoa sem um corpo expressivo?

A catequese deverá educar as crianças e adolescentes à utilização das atitudes e dos gestos na oração.

É fácil encontrar referências bíblicas para as atitudes de oração. Jesus levanta-se na sinagoga para ler as Escrituras, ajoelha-se no Jardim das Oliveiras, eleva os olhos ao céu. Os salmistas elevam as mãos ou abrem-nas, prostram-se ou fazem uma caminhada.

As atitudes mais importantes são as seguintes:

- Rezar de pé

É a atitude da sentinela vigilante ou daquele que está disponível para se pôr a caminho e praticar a Palavra do Senhor. É ainda a melhor atitude para expressar a nossa fé na ressurreição de Cristo e na nossa.

- Rezar sentado

É a atitude serena de quem escuta, medita, está receptivo. Maria de Betânia estava sentada aos pés de Jesus a escutar a sua Palavra. (Cf Lc 10, 39)

- Rezar de joelhos

É a atitude da pessoa humilde que pede perdão. 0 filho pródigo ajoelha-se diante do Pai e reconhece o seu pecado. É igualmente a atitude de maravilha diante do mistério: Deus é três vezes Santo e nós somos tão pequeninos diante dele!

- Prostrar-se no chão

É a culminação da atitude de joelhos: atitude de entrega sem condições nas mãos de Deus. Estando ao nível da terra, reconhecemos que só Deus é o Senhor, o único Deus da vida.

Os gestos mais importantes a utilizar na oração são os seguintes:

- Imposição das mãos

Impor as mãos a uma pessoa significa invocar para ela a força de Deus, Pode ser um gesto em silêncio, depois de uma oração feita pelo catequista.

- Elevação dos braços

É a posição clássica do orante: com as mãos abertas e as palmas das mãos abertas para cima, como faz o sacerdote nas celebrações. Um bom gesto para a recitação do Pai nosso.

- Mãos dadas e elevadas

Um gesto de fraternidade, para significar que em todos nós circula o mesmo amor. Sentindo o calor da mão do outro, sentimo-nos mais perto do seu coração.

- 0 olhar

Jesus elevava os olhos ao céu. Na catequese todos podem olhar para um crucifixo, para um ícone, para um círio pascal.

- Mãos erguidas

Este gesto clássico de oração indica alegria, súplica e presença de Deus.

- Mãos cruzadas sobre o peito

Indica recolhimento, aceitação da vontade de Deus.

- Mãos abertas e olhar para o alto

Um gesto que pode sublinhar uma oração de súplica insistente.

- Beijar um objecto

É um sinal de veneração. Pode beijar-se uma cruz, a fonte baptismal, o altar...


Não nos referimos às atitudes orientais de oração, que podem ser úteis com alguns pequenos grupos: sentados sobre os calcanhares; posição da flor de lotus, etc.

Sem comentários: