terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Festa do Divino Salvador 2006

2006, 5 de Agosto

A Festa da Transfiguração, faz-nos reviver um acontecimento importante da vida de Jesus, com reflexos na nossa vida.
Situada antes do anúncio da Paixão e da Morte, a Transfiguração foi uma manifestação da vida divina, que está em Jesus. A luz do Tabor é, porém, uma antecipação do esplendor, que encherá a noite da Páscoa. Por isso, os Apóstolos, contemplando a glória divina na Pessoa de Jesus, ficaram preparados para os dolorosos acontecimentos, que iriam pôr à prova a sua fé. Vendo Jesus na Sua condição de servo, já não poderão esquecer a Sua condição divina.
A Transfiguração encerra também uma promessa – a da nossa transfiguração. Jesus, com efeito, fez transparecer na Sua Humanidade a glória de que resplandecerá o seu Corpo Místico, a Igreja, na Sua vinda final.
A nossa vida cristã é, pois, um processo de lenta transformação em Cristo. Iniciado no nosso Baptismo, completa-se na Eucaristia, «penhor da futura glória», que opera a nossa transformação, até atingirmos a imagem de Cristo glorioso.

-------------

Assim começou a nossa caminhada pelas 21h15, junto à Igreja Matriz. Éramos 25 paroquianos que nos reunimos para mais uma vez dar início aos festejos simples da Festa do nosso padroeiro, o Divino Salvador.

Já há 3 anos que celebramos este dia, que coincide (dia 6) com a festa da Transfiguração do SEnhor, com caminhadas a locais cujo padroeiro seja também o mesmo. Este ano elegemos a Capela do Divino Salvador em Valadares.
Chegamos lá pelas 23h30, com uma noite estrelada e abafada a conduzir-nos. Até lá cantou-se, meditou-se, conversou-se com os diferentes caminhantes...
E quando lá chegamos surpreendemente tínhamos um grupo de jovens, o "Onda de Deus" à nossa espera! Grande acolhimento! Como nunca tivemos. Receberam-nos com sorrisos, canções de louvor, com viola e boa disposição. Tivemos um momento de oração preparado por eles e neste nos ofertaram um Cajado do peregrino agradecendo o gesto de peregrinar até à sua comunidade.

Aqueles irmãos serviram-nos depois, num momento de convívio, um lanche saboroso que tinham em mantas no relvado da capela.Foi um bom fim de noite, trocando impressões e experiências.

Gostei mesmo muito. Agradeço ao Pai por este dia, em que se decidiram coisas importantes e em que louvamos com algum sacrificio e alegria, o Divino Transfigurado na Luz.

Até uma próxima Caminhada,
Assim a Ele chegaremos!

Susana Bilber

Sem comentários: